A pressão no trabalho é grande, com exigências crescentes todos os dias. E uma das funções da psicologia é promover o aumento de desempenho por parte dos profissionais em suas empresas, isso sendo feito por meio do departamento de Recursos Humanos ou de Gente e Gestão, configurações mais usadas pelas empresas atualmente.
Parte do trabalho destes profissionais é atrair e selecionar pessoas que se adequem à cultura corporativa, aquele modo de operar único de uma companhia. Uma cultura é composta por muitos fatores como histórias repassadas e valorizadas, rituais estabelecidos, símbolos utilizados e uma comunicação específica. Tudo isso para que o comportamento dos novos profissionais seja ajustado ao esperado deles.
Para facilitar o ajuste a uma determinada cultura, as empresas buscam profissionais que possuam habilidades socioemocionais, ou soft skills como dito no mercado. Tais habilidades são complementares ao conhecimento técnico desenvolvido ou a desenvolver e, com a complexidade das relações estabelecidas nas empresas, se tornaram fundamentais ao sucesso de qualquer pessoa.
Mas quais seriam estas habilidades? A BBC News, produziu recentemente uma reportagem que indica as 17 mais importantes que, apesar de difícil medição, são reconhecidas pelos pares no trabalho no dia a dia. A lista original foi formada com base em uma análise feira em plataformas de empregos, e aqui iremos apresentá-la em um agrupamento mais adequado ao entendimento.
Características pessoais:
- Liderança: Direcionar e motivar um grupo para atingir um objetivo comum.
- Inteligência Emocional: Reconhecer emoções próprias e de terceiros para melhorar relacionamentos e a comunicação.
- Empatia: Capacidade de compreender o outro e as demandas do grupo de trabalho.
Habilidades Cognitivas
- Pensamento Crítico e Estratégico: Saber usar argumentos para justificar decisões a serem tomadas, entendendo suas consequências.
- Criação de Valor: Buscar inovação em processos de modo a diminuir custos ou aumentar receitas e rentabilidade.
- Gerenciamento de Tempo: Organizar o tempo e o esforço aplicado nas atividades de modo a otimizar sua entrega.
- Resolução de Problemas: Receber imprevistos de forma positiva, propondo soluções inovadoras e organizadas.
Comunicação e Colaboração
- Comunicação Eficaz: Transmitir ideias de forma clara e não violenta, seja no modo escrito ou verbal.
- Trabalho em Equipe: Disposição e habilidade para trabalhar em grupo, remoto ou presencial.
- Negociação: Construir pontes para um acordo entre duas ou mais partes.
Desenvolvimento pessoal e de terceiros
- Cumprimento de Metas: Capacidade de atingir os resultados propostos, de acordo com o planejamento.
- Mentoria e Coaching: Orientar pessoas sob sua supervisão para melhora do desempenho.
Proatividade e Responsabilidade
- Proatividade: Possuir iniciativa para resolver problemas sem esperar comandos.
- Responsabilidade e Honestidade: Cumprir com as obrigações atribuídas de forma transparente.
- Ética Profissional: Adesão ao código ético do grupo, com a manutenção de princípios e de integridade.
As habilidades socioemocionais não são aprendidas com teoria e sim na prática relacional com outras pessoas e isso quer dizer que fazer um curso de liderança não transforma ninguém em líder. Uma forma de começar a entender seu estágio no desenvolvimento de habilidades é realizar uma avaliação psicológica e um estudo de personalidade, pois muitas vezes desconhecemos oportunidades de desenvolvimento. Cada pessoa possui seu próprio caminho na evolução de suas competências socioemocionais.
Depois de identificadas as habilidades que são possuídas e aquelas que precisam de desenvolvimento, um processo de terapia e orientação de carreira se torna fundamental para o sucesso profissional.
Vale ressaltar que, embora exista pressão de lideranças e de empresas para mudança do profissional, nem sempre o que é demandado é possível ser ajustado e expectativas não realistas podem gerar dor, angústia e burnout. Conhecer seus limites e possibilidades é fundamental para passar por este processo.
Artigo escrito por Mauricio Corsetti.
Dê o primeiro
passo.
Vamos
conversar.
FALE CONOSCO PELO WHATSAPP OU PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO:
